sábado, 14 de fevereiro de 2015

Aborte essa idéia


Mais uma moda do Facebook...

Agora toda a mulherada posta foto grávida ou com seus filhos, colocam a hastag:#‎soucontraoaborto e desafiam as amigas a fazerem o mesmo.

Você deve ler isso e dizer "Eu também sou contra" e até achar um absurdo quem pense o contrário, certo?!

Atualmente tenho aprofundado meus conhecimentos sobre sexualidade, e com isso meu olhar sobre o mundo ampliou muito.

Parei de pensar apenas no meu umbigo, e comecei a ver que as minhas experiências de vida não são parâmetros para eu sair por aí julgando o mundo a minha volta.

Desculpem, mas não consegui ficar indiferente, e cá estou eu, aqui, escrevendo um texto enorme, não com o objetivo de fazer você mudar sua hashtag ou opinião. Quero que você apenas reflita:
Aborto não é uma questão de opinião.

Argumentos do tipo "Com a legalização, o aborto vai virar método contraceptivo”, ou o clássico "Eu sou a favor da vida", ou o religioso "É pecado, Deus condena", e pra fechar com chave de ouro (ouro não, pois essa declaração não vale isso) tem o argumento do atual Presidente da Câmara, Eduardo Cunha que diz "Aborto só vai para votação se passar sobre o meu cadáver"... Existe uma reflexão mais profunda sobre tudo isso.

“Com a legalização o aborto vai virar método contraceptivo"
Caso você pense assim, é importante saber que “contraceptivo” é o que se faz antes de engravidar, e infelizmente o Brasil não trabalha com prevenção, não se tem educação sexual nas escolas, os tabus e os paradigmas sobre sexualidade faz com que as pessoas não conversem abertamente sobre esse tema.
Métodos contraceptivos podem falhar, mesmo que seja em pequeno número, mas de fato isso acontece. Não existe uma campanha de conscientização, grande parte da população nem sabe o que é contracepção, muitas vezes não tem acesso aos anticoncepcionais, e tem ainda um grupo de pessoas que mesmo tendo acesso, esquece de tomar um dia ou outro e lá surge a gravidez indesejada.
Portanto jamais o aborto será contraceptivo, não existe aqui um incentivo a esta prática. Ao contrário, precisamos sim trabalhar melhor as informações sobre sexualidade, as formas de contracepções, como ter acesso a esses recursos, enfim, devemos informar mais e condenar menos.

"Eu sou a favor da vida"
Eu também sou a favor da vida, não só do feto/embrião, mas sou a favor da vida da mulher/mãe.
Como ser a favor da vida, e não enxergar o número absurdo de mulheres que morrem diariamente por conta dos abortos?! Você sabe os números?
Segundo o DataSus, são realizadas uma média de 250 mil curetagens pós aborto, calcula-se que no Brasil são realizados 1 milhão de abortos por ano e que uma em cada cinco mulheres já fez ao menos um aborto e a cada dois dias morre uma mulher vítima de aborto ilegal.
Isso prova que proibir ou ser contrário a ato de abortar não tem resolvido muito o problema. Precisamos entender que esse tema é questão de saúde pública, discutir maneiras reais de defender de verdade a vida (das mães que morrem) e isso nada tem a ver com emoções, sentimentos ou crenças religiosas.

"É pecado, Deus condena"
Concordo que do ponto de vista religioso é pecado sim, e que Deus irá condenar ou castigar. Portanto, religiosas não façam aborto, simples assim!
Não se trata de uma campanha de incentivo, se a pessoa tem suas crenças religiosas e segue os mandamentos de Deus ela levará essa gestação pra frente e enfrentará todos os desafios.
Mas afirmo que a questão é mais profunda, neste ponto precisamos entender que o Brasil é um estado laico, portanto crenças religiosas não podem ser argumentos para os assuntos que envolvem a sociedade como um todo.
As mulheres têm o direito de decidir sobre seu próprio corpo.
Li esta frase e gostei:
Educação Sexual para decidir. Anticoncepcional para não abortar. Aborto legal para não morrer.
Hoje sei que o caminho não está na proibição, e sim na Educação Sexual. Não se limita apenas em informar sobre os métodos de contracepção, é necessário trabalhar mudanças de hábitos, entender as diferenças e ajudar as pessoas a escolherem o melhor método para evitar a gravidez, portanto, ao conquistar êxito: evitar gestações indesejadas, automaticamente diminuímos o número aborto. Continuar do jeito que está é fechar os olhos para um problema que aflige a sociedade.

"Aborto só vai para votação se passar sobre o meu cadáver"
Ok Cunha, creio que ninguém passará por cima de seu cadáver, pois a maioria das pessoas pensa como você. Confesso que antes de estudar sobre sexualidade, eu mesma poderia ter uma opinião como essa. Porém o conhecimento, o contato com dados alarmantes e a visão mais profunda sobre temas como aborto, direitos sexuais e reprodutivos, laicidade entre outras questões me faz hoje ter uma opinião diferente.

Eu sou mãe, creio em Deus, sou a favor da vida e sou absolutamente contra a maneira com que a sociedade trata a questão do aborto. Alias, limitar-se em ser meramente contra ou favor desse tema é tratar com banalidade um assunto extremamente relevante.


Thais Plaza

Publicitária, Empresária, Consultora em Sexualidade, Pós-Graduanda em Terapia Sexual na Saúde e Educação, membro da ABRASEX (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual)
.....................................................................................................................
texto grande né? e você leu até o fim! o tema é polemico,sei que não sou a dona da verdade, estou apenas colocando um outro ponto de vista. Não faço isso pra polemizar, sim para incentivar a reflexão. Deixando claro que respeito opiniões contrárias e peço que respeitem a minha.


Sem comentários:

Enviar um comentário